O deputado federal Carlos Brandão (Foto) comemorou a inclusão de dois vales de rios maranhenses - o Itapecuru e o Mearim - na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). "Isso levará desenvolvimento para toda uma região carente de saneamento, de infraestrutura, de abastecimento de água, sem energia e sem informações para melhor utilização da terra", destacou em discurso.
Para o Deputado, valeu a luta dele ao longo do mandato pela aprovação deste projeto. "Foi uma árdua missão, mas válida por ter incluído 115 municípios no orçamento da Codevasf, que passarão a receber novos recursos", disse da tribuna. Brandão explicou que no dia 14 de janeiro último, com a sanção de lei fruto de projeto dele aprovado pelo Congresso Nacional, a Codevasf passou a atuar nos vales desses dois rios.
"Estamos levando investimentos também para aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações. É um trabalho que gera emprego e renda para a população residente em sua área de atuação", reiterou o deputado.
O parlamentar elogiou a atuação da companhia, que, segundo ele, fez um brilhante trabalho nas regiões que já atende, promovendo principalmente o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
Até o final do ano, os estudos preliminares da Codevasf no Maranhão estarão finalizados, e haverá uma sede do órgão no Maranhão, antes atendido pela superintendência no Piauí. "Logo veremos resultados efetivos desta nova lei, que tenho a honra de ter feito e brigado por sua aprovação no Congresso", concluiu.
"Abrimos uma janela para qualquer um destinar recursos para o Maranhão por meio da Codevasf. E aqui falo diretamente para os nossos prefeitos, vereadores, para a bancada federal e estadual e para o Governo do Maranhão. Temos um órgão de gestão exemplar à disposição para levar desenvolvimento para o nosso estado. Precisamos apenas priorizar, identificar a necessidade da população desses 115 novos municípios que passarão a receber recursos novos", disse o tucano.
Repartir melhor o bolo
De 2007 a 2009, o Piauí recebeu mais de R$ 300 milhões da Codevasf, enquanto o Maranhão, que tinha apenas 36 municípios incluídos pelo Vale do Parnaíba, recebeu pouco mais de R$ 60 milhões. "O que fizemos foi repartir o bolo e levar mais recursos ao interior do nosso estado, tão atrasado e desprezado", explicou Carlos Brandão.
Relatores
Carlos Brandão destacou o empenho dos colegas parlamentares na tramitação da matéria no Congresso Nacional. Deram parecer favorável ao projeto os deputados federais Flávio Dino (PCdoB/MA), na Comissão de Constituição e Justiça, Márcio Junqueira (DEM/RR), na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e no Senado, os senadores Lobão Filho (PMDB/MA), na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, Roseana Sarney (PMDB/MA), na Constituição e Justiça e Marconi Perilo (PSDB/GO), na de Desenvolvimento Regional e Turismo.
Municípios incluídos:
Açailândia, Aldeias Altas, Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Amarante do Maranhão, Anajatuba, Araguanã, Arame, Arari, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Bela Vista do Maranhão, Bernardo do Mearim, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Brejo de Areia, Buriti Bravo, Buriticupu, Buritirama, Cajari, Cantanhede, Capinzal do Norte, Centro Novo do Maranhão, Codó, Colinas, Conceição do Lago - Açú, Coroatá, Dom Pedro, Esperantinópolis, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Edison Lobão, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Governador Newton Belo, Graça Aranha, Grajaú, Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Itaipava do Grajaú, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Jatobá, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Joselândia, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Lajeado Novo, Lima Campos, Marajá do Sena, Matinha, Matões do Norte, Mirador, Miranda do Norte, Monção, Montes Altos, Olho D’Água das Cunhãs, Olinda Nova do Maranhão, Paraibano, Passagem França, Paulo Ramos, Pedreiras, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pio XII, Pirapemas, Poção de Pedras, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Rosário, Santa Filomena do Maranhão, Santa Filomena do Maranhão, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São Francisco do Brejão, São João Batista, São João do Carú, São João do Paraíso, São João do Soter, São José dos Basílios, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, São Vicente Ferrer, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Senador La Roque, Sítio Novo, Timbiras, Trizidela do Vale, Tufilândia, Tuntum, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Gab.do Deputado Brandão
Blog do Joni Rocha
Coisas que acontecem num certo país infeliz.
Há 3 semanas
0 comentários:
Postar um comentário