quinta-feira, 12 de agosto de 2010

UFMA - ASSEI realiza aula inaugural em municípios do estado

Ocorreram aulas inaugurais em Morros, Codó, Timbiras, Coroatá e Grajaú



Retomando as atividades através de seus programas, a Assessoria de Interiorização (ASEI), com os programas de formação de professores para o ensino básico, apresentou aula inaugural nos municípios de Morros, Grajaú, Codó, Timbiras, Coroatá e Santa Quitéria do Maranhão, neste ultimo final de semana.

Pelo Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Básica (PROEB), houve aula inaugural no município de Morros, do curso de pedagogia, ofertado para 50 alunos. Esta aula foi mediada pela Assessora de Interiorização e Coordenadora Geral deste programa, representando o magnífico Reitor Natalino Salgado, Cenidalva Teixeira, que apresentou aula sobre “Um olhar sobre a pesquisa”.

A cerimônia, realizada no Centro Educacional Monsenhor Bacelar, contou com a presença da coordenadora acadêmica do programa, Claudia Pecegueiro; a coordenadora financeira, Tânia Amorim; e a coordenadora pedagógica do programa, Hercília Vituriano. Na mesa da cerimônia, representaram o municipio a prefeita do município de Morros, Silvana Malheiros; o secretário municipal de educação, Claudiney Frazão; a Prof.ª Msc. Tereza de Jesus Bacelar Araújo; e a Presidente do Conselho de Educação, Giovana Maria Almeida Vale.

O convênio, realizado em abril deste ano, constitui uma parceria de grande importância para o município, pois a formação e qualificação de professores, contribuirão significativamente para a qualidade da educação, afirmou a prefeita na ocasião. Desta forma, o Programa confirma o seu objetivo de formar professores para o ensino básico com graduação plena com habilitação técnica, consciência profissional e responsabilidade.

Pelo Programa de Formação de Professores para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas(Profebpar), ocorreu aula inaugural em 5 municipios: Coroatá, Timbiras, Santa Quitéria do Maranhão, Codó e Grajaú, sendo os três últimos novos convênios do programa. O Programa, que oferece a segunda licenciatura que é ofertada nas modalidades presencial e a distância, para aqueles docentes da rede pública que mesmo sendo graduados em uma área, atuam em outra. Neste ano, ofertaram-se 3.991 vagas para os cursos.

Nas cerimônias, representaram a UFMA: em Codó, Coroatá e Timbiras, a coordenadora geral do PROFEBPAR, Raimunda Marinho e a secretária do programa Cecilma Teixeira; em Santa Quitéria do Maranhão, a secretário do programa,Conciléa Pestana e o Prof.º César Castro; e em Grajaú, a coordenadora ajunta do Profebpar, Michele Silva, juntamente com a Prof. Dr.ª Cenidalva Teixeira.

Nos municípios, foram ofertados os cursos: Codó, com Educação Física (Turma 1 e 2) e Língua Espanhola; em Grajaú, com Educação Física e Pedagogia 1ª (Turma 1 e 2); em Santa Quitéria do Maranhão: Letras/Português; em Timbiras: Pedagogia 1ª e Educação Física; em Coroatá, Educação Física, Pedagogia 1ª Licenciatura, Geografia e Letras/Português.

Em Grajaú, iniciou-se com uma cerimônia de recepção para os participantes do programa, que contou com a presença do prefeito local, Merçial Arruda. A aula inaugural, foi ministrada pela Prof.ª Msc. Marise Marçalina de C. Silva Rosa, com o tema “A vivência discente na Universidade”. Em Grajaú, representando o reitor, a assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira, observou o andamento das obras do campus da UFMA no município. Atualmente, as vagas para este campus encontram-se em processo de matrícula. 
Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Gustavo Sampaio/ASSEI

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons