sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Técnicos da Samu são treinados em nova tecnologia


Francisco de Paula

Dez municípios maranhenses que mantêm o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começarão a utilizar, ainda este mês, uma nova tecnologia para diagnóstico de pacientes cardiológicos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se da tele-eletrocardiografia digital, que garantirá segurança e rapidez em diagnósticos cardiológicos fornecidos por uma equipe de profissionais do Hospital do Coração, de São Paulo.

Para começar a operar o novo sistema, médicos, enfermeiros e técnicos do Samu participaram de um treinamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta sexta-feira (17), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). Além da teoria, os participantes tiveram a oportunidade de manusear o tele-eletrocardiograma, eletrocardiógrafo portátil e de fácil operação.

Segundo a coordenadora do Programa de Urgência e Emergência da SES, Sara Lima, a implantação do novo serviço faz parte de um projeto amplo na área de telemedicina que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), um dos seis hospitais de excelência do país que atendem a rede SUS.

“Depois de treinados, os profissionais serão multiplicadores nos seus municípios de origem de forma que esta nova tecnologia já comece a beneficiar a população local”, contou Sara Lima, informando que a capacitação reuniu profissionais dos municípios de Porto Franco, Tuntum, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, São Luís, Codó, Coroatá, Imperatriz e Timon.

Nova tecnologia

Um dos palestrantes do treinamento, o enfermeiro do Hospital do Coração, Antônio Cláudio de Oliveira, explicou que o eletrocardiograma é transmitido via telefone comum ou internet para o Centro de Telemedicina, no Hospital do Coração, que é administrado pela ITMS, empresa especializada em telecardiologia contratada pela instituição. Também esteve em São Luís, Ruiter Diniz, da ITMS.

“A nossa equipe de cardiologistas faz a leitura das informações, fornece o laudo e orienta o encaminhamento adequado ao paciente. Os profissionais do Samu do Maranhão podem ligar para o HCor, que também oferece suporte à decisão médica. No caso, por exemplo, de um paciente com suspeita de infarto, o diagnóstico rápido e preciso pode significar um tempo menor de internação”, destacou Antônio Cláudio, acrescentando que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão sendo treinados para utilizar o serviço.

Ao final do treinamento, juntamente com o tele-eletrocardiograma, os participantes receberam um BlackBerry, aparelho telemóvel de empresa canadense que possui funções de editor de texto, acesso à internet, e-mail, entre outras características. 

Atualmente o Samu está em operação nos municípios de Bacabal, Barra do Corda, Caxias, Coelho Neto, Codó, Coroatá, Timbiras, Peritoró, Imperatriz, Porto Franco, Campestre, Estreito, São Luís, Timon, Tuntum e Presidente Dutra, o que significa uma cobertura populacional de quase 2,5 milhões de maranhenses. Dentro do projeto de expansão, ainda este ano, o serviço deve ser implantado em Pinheiro, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Grajaú, São Domingos do Maranhão, Dom Pedro e Barreirinhas.

http://www.ma.gov.br

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons