quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bancários em greve fazem passeata nesta quinta em São Luís

06 de outubro de 2010
Imirante


Foto: Eliza Fiúza/ ABr

SÃO LUÍS - O presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, David Sá Barros, informou que até o momento não houve uma sinalização de negociação pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Governo Federal sobre a greve dos bancários, que teve início no último dia 29, em todo o País. A população é a maior prejudicada com o fechamento das agências bancárias devido a paralisação da categoria por tempo indeterminado.

- Os banqueiros estão empurrando a greve por tempo indeterminado negando todas as reivindicações dos trabalhadores. Vamos continuar pressionando pelas propostas que venham beneficiar a categoria e os usuários dos serviços bancários - garantiu.

David Sá Barros disse que a greve no Maranhão continua firme. Dos bancos públicos, apenas a agência da Caixa Econômica, localizada na Praça João Lisboa, não aderiu completamente ao movimento grevista.

Os bancários realizam passeata nesta quinta-feira, a partir das 17h, com concentração na Praça João Lisboa. Na pauta de reivindicação dos grevistas, mais contratação de bancários para atender melhor a população, o respeito à lei das filas e o fim das altas taxas e tarifas que engordam, e muito, o lucro dos bancos.

ReivindicaçãoOs prejuízos com a falta de atendimento à população são parte da luta dos trabalhadores para trazer benefícios aos clientes e usuários. Na pauta de reivindicação dos grevistas, mais contratação de bancários para atender melhor a população, o respeito à lei das filas e o fim das altas taxas e tarifas que engordam, e muito, o lucro dos bancos.

A única proposta concreta dos bancos foi um reajuste de 4,29% sobre salários e demais verbas, como tíquete-alimentação. O índice refere-se apenas à inflação do período, estando bem longe do mínimo de 24% reivindicado pelos bancários e dos lucros dos bancos.

Confira o levantamento da greve em todo Estado

Privados:
 Em São Luís, Itaú Unibanco (100%), HSBC (100%) e Santander/Real (100%).

CEF: No Maranhão, apenas a ag. Gonçalves Dias, na Praça João Lisboa em São Luís, funciona parcialmente.

BB: São Luís (100%), Alcântara, Amarante do MA, Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jardim, Brejo, Buriti, Cantanhede, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Colinas, Coroatá, Dom Pedro, Eugênio Barros, Esperantinópolis, Grajaú, Governador Archer, Igarapé Grande, Imperatriz (4 agências), Itapecuru Mirim, João Lisboa, Lago da Pedra, Lima Campos, Loreto, Mirador, Olho D’Água das Cunhãs, Passagem Franca, Paulo Ramos, Pedreiras, Pindaré, Pinheiro, Pio XII, Porto Franco, Poção de Pedras, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, Santa Luzia, Santo Antônio dos Lopes, São Bento, São Bernardo, São Domingos, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga, São Mateus, São Raimundo das Mangabeiras, Timbiras, Timon, Tuntum, Tutóia, Vargem Grande, Viana e Zé Doca.

BASA: São Luís (Ag.Centro e Holandeses), Bacabal(parcial), Balsas, Caxias, Estreito, Imperatriz e Pinheiro. - P.S.: Em Belém, a paralisação atinge todas agências.

BNB: São Luís (Centro, CENOP, Central de Retaguarda e Renascença), Açailândia, Bacabal e Imperatriz.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons