Aconteceu ontem durante todo o dia todo no Auditório da Associação Comercial um Seminário sobre o "BULLYING" TEMA ERRADICAR PARA APRENDER SEM MEDO.
A onde estavam presentes O secretario de Educação de Codó Jacinto Jr. representando o Prefeito de Codó Zito que estava viajando,O Secretario de Educação de Timbiras Raimundo do Nascimento, O Professor Thiago da IFMA e outras lideranças de Codó e Timbiras.
Essa foi uma integração entre Codó e Timbiras na micro região em que Codó é responsavel.
Teve varias atividades ligada ao BULLYING" peças teatrais uma dela que chamou muita atenção foi apresentada pelos jovens do PROJOVEM de Timbiras, a onde eles falaram do CYBER BULLYING, e deram exemplo o ORKUT a onde as pessoas postam suas fotos e depois recebem comentários de ofenças.
Além da Lei Estadual, a Plan comemora ainda a aprovação da Lei Municipal de Combate ao Bullying de Codó/MA, onde também tem trabalhado, com outros parceiros, na implantação do Programa de Enfrentamento ao Bullying nas escolas municipais. O GT Estadual de Combate ao Bullying, bem como os parceiros da Plan nos municípios de Timbiras, São José de Ribamar e na capital maranhense, também estão trabalhando para que leis de combate ao bullying sejam aprovadas nestes municípios muito em breve. A parceria do Ministério Público, conselhos tutelares e conselhos de direitos municipais e estadual, câmaras de vereadores, secretarias estaduais e municipais de educação, saúde, assistência, entre outros atores sociais, foi fundamental para que hoje se comemorasse a aprovação de uma lei estadual tão importante para as escolas do Maranhão, tanto públicas quanto particulares.
O SEMINÁRIO
Voltado para professores, gestores, psicopedagogos e demais profissionais que lidam com as diferenças e necessidades relacionadas ao ambiente escolar, especialmente no que se refere à violência praticada diariamente entre os estudantes, o seminário visou aprofundar os conhecimentos destes profissionais sobre as causas e consequências da violência escolar, bem como disponibilizar ferramentas adequadas para o seu enfrentamento. O foco das palestras foi o Bullying Escolar – uma forma de violência entre pares (aluno X aluno) que não escolhe classe social, raça, ou faixa etária, sendo, no entanto, mais comum entre adolescentes.
A pesquisadora Cléo Fante, doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro, Portugal, ministrou a palestra “Bullying X Educar para a Paz”. Em seguida, a psicopedagoga e mestranda em Psicanálise, Vitória Raquel Pereira de Souza, proferiu a palestra “Implicações do Bullying no Processo Ensino-Aprendizagem”. Logo após, houve um debate e uma mesa redonda, que foi coordenada pela Promotora de Justiça e também Coordenadora do CAOP/IJ, Márcia Moura Maia.
BULLYING
O termo inglês Bullying refere-se à atitude de um bully (touro), também chamado valentão, que na tradução para o português nos remete às situações de “provocação, implicância”. O Bullying é caracterizado por violências físicas, verbais ou psicológicas, desde que sejam ações constantes e sem motivo aparente, o que assinala a chamada violência gratuita. Outra forma de bullying é o chamado CyberBullying, que ocorre por meio da internet e do celular, em que mensagens com imagens e comentários depreciativos se difundem rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior, muitas vezes, ela não sabe de quem se defender.
codó noticias
.
Coisas que acontecem num certo país infeliz.
Há 3 semanas
0 comentários:
Postar um comentário