quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Campanha sobre Poluição Tecnológica: Problemas do Lixo Eletrônico

Dia 11 de Fevereiro de 2011 (Sexta-Feira), no Centro de Ensino Emílio Garrastazu Médici, aconteceu uma palestra sobre “Poluição Tecnológica: Lixo Eletrônico”. A exposição foi feita pelos Professores José Ribamar Oliveira de Melo Filho ( Prof. Mazinho), José Ribamar Vieira de Paula, e por Luis Alberto Coêlho Silva (Bebeto Coêlho).

A palestra faz parte da 1ª Campanha sobre o tema, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Timbiras, que tem o Professor Mazinho como Titular. O Professor Mazinho informou que haverá uma segunda etapa, que pretende ser mais ampla, envolvendo toda a comunidade local. A Campanha pretende despertar uma sensibilização da população timbirense sobre os riscos decorrentes do lixo tecnológico ao meio natural.

De acordo com estudos científicos realizados por Pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM , Lixos Eletrônicos são resíduos que resultam da obsolescência - “atraso tecnológico”- de equipamentos eletrônicos. Entre esses equipamentos estão incluídos Computadores, Impressoras, Telefones Celulares, TV’s, Aparelhos de Som, entre outros.

Ao serem jogadas no lixo comum, as substâncias químicas presentes nos componentes eletrônicos, como por exemplo, Mercúrio, Cádmio, Arsênio, Cobre, Chumbo e Alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população. Os aparelhos eletrônicos descartados inadequadamente na natureza perdem esses materiais que poderiam ser reciclados ou reutilizados, amenizando o impacto ambiental e os diversos problemas de saúde decorrentes desses descartes incorretos.

Um dos problemas dessa variação de resíduos está nas substâncias tóxicas não biodegradáveis em sua composição. Uma das soluções apontadas foi a coleta seletiva desses resíduos. Os palestrantes foram unânimes em afirmar que o lixo em geral (orgânico, químico, tecnológico, etc.) é um grave problema, mas que o que é resultado do rejeito eletroeletrônico é um dos mais preocupantes, por ser às vezes letal para os seres humanos e para a natureza.

Palestrantes:

José Ribamar Oliveira de Melo Filho – Professor de Biologia. Especialista em Gestão Escolar. Secretário Municipal de Meio Ambiente de Timbiras/MA.

José Ribamar Vieira de Paula – Professor de Biologia. Especialista em Gestão Ambiental. Leciona em Codó/MA.

Luis Alberto Coêlho Silva – Professor de Biologia. Veterinário. Vice-Diretor da Escola Médici. Presidente da Câmara de Vereadores de Timbiras/MA.

Colaboração de: Derys Nascimento e Marquinhos Sales - IF Agência Digital



Fonte: Hildenilson Sousa
www.tribunadomaranhao.com.br

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons