domingo, 27 de fevereiro de 2011

Conselho de secretários debate ações para minimizar efeitos de enchentes


Ações emergenciais devem ser realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, nas regiões mais atingidas pelas fortes chuvas deste inicio de ano no Maranhão. A situação foi discutida por secretários de Estado, gestores e representantes da Defesa Civil Estadual, na segunda reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo, nesta sexta-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque. Os trabalhos foram coordenados pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira.

“Medidas devem ser adotadas imediatamente para minimizar dificuldade e evitar que os moradores passem por problemas maiores. Esperamos contar com o envolvimento da população e a participação direta de gestores municipais”, declarou o vice-governador.

O Comitê de Prevenção às Enchentes está mobilizando os gestores das áreas mais atingidas pelas chuvas. O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Marcos Paiva, disse que as equipes estão em campo realizando vistorias nos municípios ameaçados pelas cheias. “Segundo o relatório a situação é de alerta e as ações devem ser imediatas. Algumas cidades estão sofrendo com erosões e outras vivem a expectativa da elevação do nível dos rios”, ressaltou.

Dentro dessas ações, o secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Robério dos Santos, coordenou vistorias nos municípios de Bacabal, Peritoró, Coroatá, Codó, Timbiras, Pedreiras, Trizidela do Vale, Imperatriz, Açailândia, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.

Em Bacabal, Pedreiras e Trizidela do Vale o risco é de enchente. O rio Mearim que está 3,82 metros acima do normal, sendo monitorado diariamente. O mesmo acontece com o rio Peritoró que está 3 metros acima do normal.

Nos municípios de Coroatá, Codó e Timbiras o risco também é de enchente do rio Itapecuru. Em Imperatriz a ameaça vem do rio Tocantins. Já em Açailândia, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu as erosões são as maiores ameaças com risco de rompimento de barreiras de açudes.

“O trabalho de vistoria vai continuar na próxima semana”, anunciou coronel Robério. A equipe da Defesa Civil vai visitar nos próximos dias os municípios de Marajá do Sena, Bom Lugar, Lagoa Grande, Lago da Pedra, Brejo de Areia e Altamira do Maranhão.

Fone: secom

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons