Ações emergenciais devem ser realizadas pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios, nas regiões mais atingidas pelas fortes chuvas deste inicio de ano no Maranhão. A situação foi discutida por secretários de Estado, gestores e representantes da Defesa Civil Estadual, na segunda reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo, nesta sexta-feira (25), no Palácio Henrique de La Rocque. Os trabalhos foram coordenados pelo vice-governador, Washington Luiz Oliveira.
“Medidas devem ser adotadas imediatamente para minimizar dificuldade e evitar que os moradores passem por problemas maiores. Esperamos contar com o envolvimento da população e a participação direta de gestores municipais”, declarou o vice-governador.
O Comitê de Prevenção às Enchentes está mobilizando os gestores das áreas mais atingidas pelas chuvas. O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Marcos Paiva, disse que as equipes estão em campo realizando vistorias nos municípios ameaçados pelas cheias. “Segundo o relatório a situação é de alerta e as ações devem ser imediatas. Algumas cidades estão sofrendo com erosões e outras vivem a expectativa da elevação do nível dos rios”, ressaltou.
Dentro dessas ações, o secretário Executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Robério dos Santos, coordenou vistorias nos municípios de Bacabal, Peritoró, Coroatá, Codó, Timbiras, Pedreiras, Trizidela do Vale, Imperatriz, Açailândia, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.
Em Bacabal, Pedreiras e Trizidela do Vale o risco é de enchente. O rio Mearim que está 3,82 metros acima do normal, sendo monitorado diariamente. O mesmo acontece com o rio Peritoró que está 3 metros acima do normal.
Nos municípios de Coroatá, Codó e Timbiras o risco também é de enchente do rio Itapecuru. Em Imperatriz a ameaça vem do rio Tocantins. Já em Açailândia, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu as erosões são as maiores ameaças com risco de rompimento de barreiras de açudes.
“O trabalho de vistoria vai continuar na próxima semana”, anunciou coronel Robério. A equipe da Defesa Civil vai visitar nos próximos dias os municípios de Marajá do Sena, Bom Lugar, Lagoa Grande, Lago da Pedra, Brejo de Areia e Altamira do Maranhão.
Fone: secom
0 comentários:
Postar um comentário